Salão: BMW X4, X5 a diesel, novo X6 e Active Tourer

BMW X4 03

 

Salão de São Paulo 2014As atrações da BMW no Salão do Automóvel vão bem além dos esportivos M4 e i8 e do elétrico i3, que já mostramos aqui. A marca de Munique fez mais quatro lançamentos no evento em segmentos que vão da minivan ao utilitário esporte. O X4 (acima) é um modelo inédito da linha, que propõe uma carroceria mais esportiva para a mesma plataforma do X3, assim como acontece com o X6 em relação ao X5.

 

 

A versão X4 XDrive 28i tem motor de quatro cilindros e 2,0 litros com turbo, potência de 245 cv e torque de 35,7 m.kgf e chega ao preço sugerido de R$ 264.950. Superior é o X4 XDrive 35i, com seis cilindros em linha, 3,0 litros, turbo, 306 cv e 40,8 m.kgf, que estreia por R$ 314.950 e traz conteúdos adicionais como câmeras ao redor do carro (em 360°) e projeção de informações no para-brisa. Nas duas versões estão presentes câmbio automático de oito marchas, tração integral, assistente de farol alto, navegador e controle da distância à frente. As vendas começam em novembro.

 

 

 

O X5 de terceira geração, que já está no mercado nacional, aparece agora na versão M50d, com motor a diesel dotado de três turbos, tão potente que justifica a letra “M” no nome, referente aos carros mais esportivos da marca. À venda no primeiro trimestre de 2015, o M50d tem seis cilindros, 3,0 litros, 381 cv e nada menos que 75,5 m.kgf. Vem com pacote visual M Sport, rodas de 20 pol e teto solar elétrico panorâmico. Outra nova versão a diesel é o XDrive 30d, de seis cilindros, 3,0 litros e 258 cv.

 

 

O X6 é lançado no evento em sua segunda geração, que chega ao Brasil no começo do próximo ano. Com desenho renovado, o SUV que gostaria de ser um cupê tem motor V8 biturbo de 4,4 litros com 450 cv e 66,3 m.kgf. O conteúdo oferecido no exterior (ainda não foi anunciada a versão para o Brasil) inclui caixa automática de oito marchas, tração integral, faróis de leds, sistema de áudio Bang & Olufsen, monitores de vídeo para os passageiros de trás e acionamento elétrico da quinta porta.

 

 

A Série 2 Active Tourer é o primeiro carro da marca com tração dianteira, um rompimento de tradições justificado pela proposta de minivan. Com chegada ao Brasil no primeiro semestre de 2015, ela tem motor turbo de 2,0 litros com 231 cv e 35,7 m.kgf e câmbio automático de seis marchas. Itens de série serão anunciados na época do lançamento.

 

Texto e fotos: Fabrício Samahá