Salão: Audi TT Offroad, A8 W12 e galeria de esportivos

Audi TT Offroad 01

 

Salão de São Paulo 2014A Audi tem várias outras atrações no Salão do Automóvel além das já apresentadas aqui. Uma delas é o carro-conceito TT Offroad (acima), um hatch de cinco portas com a aparência robusta de um utilitário esporte. Com propulsão híbrida, ele combina um motor turbo de 2,0 litros a gasolina (292 cv) a um elétrico dianteiro (54 cv) e outro traseiro (116 cv), de modo a obter até 408 cv com os três em operação conjunta. Nessa condição, acelera de 0 a 100 em 5,2 segundos e alcança 250 km/h, mas pode rodar 50 km só com eletricidade.

 

 

 

O A8, sedã de topo da marca dos anéis, acaba de ganhar sua versão de entre-eixos longo no Brasil. O A8 L é oferecido com motor V6 de 3,0 litros com compressor e 310 cv e com o W12 de 6,3 litros e 500 cv, ambos com tração integral permanente e câmbio automático de oito marchas. O carro mede 5,26 metros de comprimento e traz recursos como faróis Matrix Led com cinco conjuntos de leds, sistema de visão noturna com câmera térmica, portas com fechamento automático (não precisam ser batidas), suspensão pneumática e controlador da distância até o trânsito adiante. A versão W12 vem ainda com banco traseiro com ajuste elétrico e cortinas nas janelas; todos os bancos trazem aquecimento, ventilação e massagem. O carro do Salão, mostrado em área restrita do estande, é um exemplar do programa Audi Exclusive, que permite ampla configuração de cores, acabamentos e acessórios.

 

 

Também estão no evento os diversos esportivos da linha, como o supercarro R8 (com versões V8 e V10), as peruas de alto desempenho RS6 Avant (leia avaliação) e RS4 Avant, o cupê RS5, o hatch RS7 Sportback e os utilitários esporte RS Q3 e SQ5. O A3 aparece na versão conversível, recém-lançada, e na E-Tron, com motor 1,4 turbo de 150 cv associado a um elétrico de 116 cv para alcançar 204 cv em operação combinada (não há previsão de venda no Brasil). Há ainda no estande um R18 E-Tron de competição, dotado de motor V6 turbodiesel e um gerador elétrico para total de 537 cv e 0-100 em 2,5 segundos. Confira a galeria abaixo.

 

Texto e fotos: Fabrício Samahá