Salão: Peugeot mostra 208 nacional e GTI “conceitual”

Salão: Peugeot mostra 208 nacional e GTI "conceitual"

 

Embora o lançamento esteja marcado apenas para o primeiro semestre do ano que vem, o Peugeot 208 brasileiro faz sua primeira aparição no Salão de São Paulo. Os carros expostos são iguais aos que sairão da fábrica de Porto Real, RJ, com um desenho moderno e atraente e peculiaridades como a posição elevada do quadro de instrumentos, lido por cima do volante. A marca francesa anuncia itens como teto panorâmico e tela sensível ao toque que permite acessar diversas funções (navegação, rádio, interface Bluetooth e leitura de arquivos de música via conexão USB ou do celular). Não há informações sobre a mecânica, mas parece certo que serão usados os motores do novo Citroën C3, o 1,5-litro de oito válvulas e o 1,6-litro de 16 válvulas, com opção de caixa automática no segundo.

 

 

No estande aparece também um 208 GTI “conceitual” (acima), ou seja, uma proposta esportiva para o modelo brasileiro. Na Europa, tal versão usa o motor turbo THP de 1,6 litro com injeção direta, 200 cv e torque de 28,1 m.kgf, com câmbio manual de seis marchas, para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e alcançar 225 km/h. Suspensão e freios específicos, rodas de 17 pol com pneus 205/45 e para-lamas alargados compõem o atraente GTI. Virá ao Brasil? O tempo dirá.

As fotos mostram ainda os 308 THP (hatch) e CC (conversível), recém-lançados ao mercado com motor turbo de 165 cv, e o cupê esportivo RCZ, que usa a mesma mecânica.

 

Texto e fotos: Fabrício Samahá