Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

Salão de Genebra: carros antigos também têm lugar

07/03/2016
in Notícias

Carro antigo é assunto sério nos mercados desenvolvidos, razão pela qual os grandes salões internacionais sempre expõem modelos do passado para ilustrar a tradição das marcas que estão no mercado. Não é diferente neste evento de Genebra, do qual selecionamos 10 automóveis e utilitários, mostrados aqui em ordem alfabética.

 

O novo Touring Superleggera Disco Volante não faria qualquer sentido sem o Alfa Romeo C52 Disco Volante de 1952, um ousado roadster com carroceria de alumínio, linhas fluidas e motor de 3,0 litros e seis cilindros. Foram construídos apenas quatro modelos abertos, dois deles com motor 2,0 de quatro cilindros.

 

A parceria entre a Aston Martin e o agente secreto 007 começou em 1964 com o DB5, um cupê grã-turismo usado no filme James Bond contra Goldfinger (Goldfinger). Mesmo sem metralhadoras, jatos de óleo ou a chapa à prova de balas sobre a tampa do porta-malas, o belo Aston impressiona. O motor de 3,0 litros e seis cilindros fornecia 286 cv.

 

O turbocompressor chegou aos carros europeus com o BMW 2002 Turbo, de 1973, um esportivo com motor de 2,0 litros e 170 cv. O comportamento era “tudo ou nada”, com potência súbita depois que o retardo de entrada do turbo fosse superado. Alguns saíram com a palavra Turbo em grafia especular no para-choque dianteiro, para ser lida no retrovisor de quem estivesse à frente… Uma boa companhia para o moderno M2 no estande da BMW.

 

 

Outro contraste antigo vs. atual na marca de Munique chega a deixar a dúvida: qual o mais bonito? Ficamos tentados a votar no BMW 750iL de 1986, o Série 7 da geração E32 que estreou o primeiro motor V12 em um carro alemão desde a Segunda Guerra Mundial. Com 5,0 litros e 300 cv, levava todo seu conforto a 250 km/h.

 

Depois do 500, a Fiat escolheu o 124 Spider para ganhar nova vida, neste caso com plataforma do Mazda MX-5 e motor 1,4 turbo. Mas charmoso mesmo é o original de 1966, com carroceria de Pininfarina e motor 1,4 de 90 cv.

 

A Jeep comemora 75 anos desde a criação do jipe militar que usou a marca pela primeira vez, em 1941, e por isso expõe três modelos marcantes dessa história. O Willys MB, ainda militar, foi o Jeep que inspirou o CJ-2, primeiro modelo civil da série.

 

Com a interessante parte traseira de madeira, a Jeep Station Wagon do fim dos anos 40 serviria de base para a Rural Willys brasileira. A ideia de levar a família em uma perua, sem abrir mão da tração 4×4 e da capacidade fora de estrada do Jeep, corresponde aos atuais utilitários esporte.

 

Depois da SW veio o Wagoneer, bem maior e mais civilizado para uso urbano, com itens como caixa automática, direção assistida e motor V8. Estreou em 1963, mas o modelo exposto é dos anos 70.

 

Por que o novo Porsche Boxster tem o número 718 no meio do nome? Por causa desse esportivo com motor central de 1,5 litro e quatro cilindros opostos, que evoluiu o tema do 550 Spyder e venceu a prova italiana Targa Florio em 1959 e 1960.

 

Para mostrar a linhagem de peruas que culminou na nova V90, a Volvo mostra modelos antigos como a 1800 ES, derivada do cupê 1800S. Lançada em 1972, tinha motor de 1,8 litro e 125 cv e tampa traseira toda de vidro.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: Ranwhenparked.net (modelos BMW, Jeep e Porsche) e divulgação

 

Tags: 1800 ES2002Alfa RomeoAston MartinBMWCarros do PassadoDB5Disco VolanteFiatFiat 124JeepnotíciasPorscheSalão de GenebraSalão de Genebra 2016Série 7VolvoWagoneer

Related Posts

Land Rover: novo motor no Discovery Sport e recursos no Evoque
Destaques

Land Rover: novo motor no Discovery Sport e recursos no Evoque

22/01/2021
Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60
Livros multimarca

Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

22/01/2021
Cruze LTZ volta com frente esportiva, que sai do Sport 6 Premier
Notícias

Cruze LTZ volta com frente esportiva, que sai do Sport 6 Premier

21/01/2021
Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993
Livros e revistas Ford

Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

21/01/2021
VW Golf sai de linha no México e deixa mercado dos EUA
Notícias

VW Golf sai de linha no México e deixa mercado dos EUA

21/01/2021
Renault Kwid Outsider busca um tempero de aventura
Notícias

Renault On Demand: assinatura de Kwid, Stepway e Duster

20/01/2021

Pesquise no site

Notícias

Volkswagen Nivus: duas versões a partir de R$ 85.890

Nivus, Equinox, A3, Onix, Golf: novas opiniões dos donos

22/01/2021
Land Rover: novo motor no Discovery Sport e recursos no Evoque

Land Rover: novo motor no Discovery Sport e recursos no Evoque

22/01/2021
Cruze LTZ volta com frente esportiva, que sai do Sport 6 Premier

Cruze LTZ volta com frente esportiva, que sai do Sport 6 Premier

21/01/2021
VW Golf sai de linha no México e deixa mercado dos EUA

VW Golf sai de linha no México e deixa mercado dos EUA

21/01/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

Memórias: livro com os carros que marcaram os anos 60

22/01/2021
Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

Ford Escort XR3 2,0: revistas com o esportivo de 1993

21/01/2021
Emerson Fittipaldi: revistas e pôsteres do bicampeão

Emerson Fittipaldi: revistas e pôsteres do bicampeão

20/01/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

19/01/2021

Avaliações

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020
Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

Cruze, Civic e Corolla: confronto dos médios mais vendidos

03/11/2020

Teste do Leitor

Volkswagen Nivus: duas versões a partir de R$ 85.890
Volkswagen

Volkswagen Nivus

22/01/2021
Chevrolet Equinox ganha motor 1,5 e versão Midnight
Chevrolet

Chevrolet Equinox

22/01/2021
Audi A3 Ambition, R$ 156 mil, ganha painel digital
Audi

Audi A3 (terceira geração) e A3 Sedan

22/01/2021
Chevrolet Onix Plus: ficha técnica e mais informações
Chevrolet

Chevrolet Onix (segunda geração)

22/01/2021
Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant
Volkswagen

Volkswagen Golf (terceira geração) e Golf Variant

22/01/2021
Chevrolet S10 2017: veja as novidades, versões e preços
Chevrolet

Chevrolet S10 (segunda geração)

22/01/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade