Roadster mais vendido, Mazda MX-5 celebra 25 anos

Mazda MX-5 25th Anniversary 01

 

Enquanto o Ford Mustang celebra 50 anos, outro esportivo carismático faz 25: o Mazda MX-5, lançado em 1989 e que em gerações anteriores usava o sufixo Miata. Trata-se do carro de dois lugares mais vendido na história, com mais de 940 mil unidades em três gerações (veja-as juntas em uma das fotos e leia sua história até 2009).

No Salão de Nova York a marca japonesa lança a série limitada MX-5 25th Anniversary Edition, derivada da versão de teto rígido retrátil com câmbio manual ou automático. As diferenças para o MX-5 conhecido estão na pintura vermelha com teto e retrovisores pretos, interior revestido em couro preto e creme com faixa vermelha no painel e amortecedores Bilstein.

 

 

No evento é mostrado também o chassi da próxima geração do esportivo, que adapta pela primeira vez a tecnologia Skyactiv a um conjunto com tração traseira e motor central-dianteiro, ou seja, montado atrás do eixo. A Mazda anuncia redução de peso em cerca de 100 kg e centro de gravidade mais baixo, para que o futuro MX-5 seja ainda mais divertido do que foram os desses 25 anos.

Mais do Salão de Nova York 2014

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação