A Renault apresenta na Europa a linha 2017 de versões esportivas do Clio, formada pelo R.S. 200, o R.S. 220 Trophy e o pacote visual GT Line. Ambos os R.S. ganham luzes diurnas de leds que simulam uma bandeira quadriculada de corrida, sistema chamado de R.S. Vision. O motor turbo de 1,6 litro vem em duas opções: com potência de 200 cv e torque de 24,5 m.kgf, para o R.S. 200, e com 220 cv e 28,5 m.kgf para o R.S. 220 Trophy.
Também distinguem o Trophy rodas de 18 pol, suspensão recalibrada e mais baixa e a opção de escapamento Akrapovic. No R.S. 200 pode-se escolher entre rodas de 17 e 18 pol e duas calibrações de suspensão, a mais confortável Sport e a Cup, mais voltada ao uso em circuito. Nos dois Clios é usada a transmissão automatizada EDC, de dupla embreagem e seis marchas, e há recursos como assistente de arrancada e seletor entre três modos de condução (normal, Sport e Race). O Trophy acelera de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e alcança 235 km/h.
O GT Line, como seu parente brasileiro Sandero, é apenas um pacote visual esportivo com rodas de 16 ou 17 pol, defletores, saias e para-choques diferenciados. Recebe ainda bancos como os da série R.S.
Clio GT Line
Clio R.S. 200
Clio R.S. 220 Trophy
Texto da equipe – Fotos: divulgação