Renault: Sandero GT Line e motor 1,6 mais potente

 

Como o Best Cars havia informado no dia 17, a linha 2013 do Renault Sandero e do Logan passa a contar com uma evolução do motor de 1,6 litro e oito válvulas, enquanto o hatchback volta a oferecer o pacote visual esportivo GT Line. Agora a fábrica anuncia detalhes de ambas as novidades em um evento para a imprensa.

Denominado Hi-Power, o motor está mais potente e, segundo a empresa, mais econômico (em 10% no uso urbano e 5% no rodoviário). As principais alterações foram o aumento da taxa de compressão (de 9,5:1 para 12:1), nova central eletrônica, adoção de bielas forjadas e mais leves, quinto bico injetor para a injeção de gasolina durante a operação de partida a frio, novo comando de válvulas e pistões mais leves. Como resultados, a potência passa de 92/95 cv para 98/106 cv, e o torque, de 13,7/14,1 m.kgf para 14,5/15,5 m.kgf (sempre na ordem gasolina/álcool).

 

 

O Sandero GT Line, que foi série limitada em 2010, agora é uma versão normal de linha ao preço sugerido de R$ 38.470. Traz elementos esportivos como para-choques redesenhados, faróis com máscara negra, adesivos na parte superior das portas e para-lamas, retrovisores e defletor traseiro na cor preto brilhante, lanternas traseiras escurecidas e rodas de 15 pol em preto.

O interior recebe cintos de segurança e costuras dos bancos em vermelho, tecido com desenhos em relevo, encostos de cabeça dianteiros com a inscrição “GT Line”, volante e pomo de câmbio de couro e quadro de instrumentos com o conta-giros em destaque, com fundo branco. O GT Line vem de série com bolsas infláveis frontais, freios antitravamento (ABS), ar-condicionado, direção assistida, vidros dianteiros e travas elétricos, faróis de neblina, computador de bordo, rádio com CD/MP3 e comando satélite na coluna de direção.

 

 

Além do motor mais potente nas versões de 1,6 litro e oito válvulas, a linha 2013 desses Renaults vem com mais equipamentos de série. O Logan Authentique 1,0 16V ganha desembaçador traseiro e melhores puxadores nas portas; o antigo Pack Conforto (ar-condicionado, direção assistida, vidros dianteiros e travas elétricos, faróis de neblina e computador de bordo) agora vem de série na versão Expression, seja 1,0 ou 1,6.

No Sandero, os itens do Pack Plus passam a ser de série, mesmo na versão Authentique. O Expression (1,0 e 1,6) recebe ar-condicionado, direção assistida, vidros dianteiros e travas elétricos, computador de bordo, faróis de neblina e alarme; o 1,6 ganha novas rodas de alumínio. O motor 1,6 16V continua disponível nas versões de caixa automática dos dois automóveis e no Sandero Stepway, mas este adota o oito-válvulas na opção com câmbio manual, o que não acontecia antes.

O Best Cars avalia a novidade e traz em breve suas impressões. Aguarde.