Renault revela o Morphoz, SUV elétrico e semiautônomo

 

Como o Salão de Genebra foi cancelado, as fábricas apresentam só de forma virtual os modelos de conceito que elaboraram para o evento. A Renault mostra o Morphoz, um SUV elétrico de linhas bem esportivas, dotado de condução semiautônoma em nível 3. As portas abrem-se em direções opostas e dão acesso a um interior também ousado, no qual o banco do passageiro à frente pode girar para trás, compondo uma sala.

 

 

 

O Morphoz prevê dois tamanhos de carroceria e bateria, adequados ao uso urbano ou em viagens. O modelo curto mede 4,40 metros de comprimento (como um Jeep Compass) com distância entre eixos de 2,73 metros e, com bateria de 40 kWh, oferece autonomia de 400 km. No modelo longo para viagens, o carro passa a 4,80 metros (como um VW Tiguan) com entre-eixos de 2,93 m, o que permite levar uma bateria maior (de 90 kWh) para rodar 700 km entre recargas, além de ampliar o espaço interno. A extensão de autonomia pode ser instalada em uma estação, onde a bandeja inferior do carro se abre e a bateria extra é montada em segundos.

 

 

 

Como o carro pode dirigir por si mesmo até certo ponto (o motorista ainda faz certas ações e deve supervisionar a condução), o painel é escamoteável para liberar espaço. O Morphoz tem conectividade 5G a bordo e funções de inteligência artificial. A Renault não divulgou dados de desempenho.

Texto da equipe – Fotos: divulgação