Renault lança Captur: veja versões, preços e conteúdo

 

A Renault apresenta à imprensa o Captur, utilitário esporte compacto fabricado em São José dos Pinhais, PR. Similar ao Kaptur vendido na Rússia e maior que o Captur francês, ele é mais um para a competição com Chevrolet Tracker, Ford Ecosport, Honda HR-V, Jeep Renegade e NIssan Kicks, entre outros. O Duster permanece como opção mais barata e com tração opcional nas quatro rodas (no novo carro é apenas dianteira).

A escolha do modelo russo como partida deixou o Captur com os maiores comprimento (4,33 metros) e entre-eixos (2,67 m) da categoria, além de capacidade de bagagem para 437 litros —menos que no Duster, mas acima da maioria dos rivais. A Renault destaca também a posição de dirigir mais alta do segmento.

 

 

Nosso Captur oferece dois motores conhecidos na marca: o SCE de 1,6 litro (leia avaliação do Logan equipado com ele), com potência de 118/120 cv e torque de 16,2 m.kgf, e o de 2,0 litros do Duster, com 143/148 cv e 20,2/20,9 m.kgf (sempre na ordem gasolina/álcool). O 1,6 vem por enquanto com transmissão manual de cinco marchas (está prevista mais tarde uma automática de variação contínua, CVT) e permite máxima de 168/169 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13,3/11,9 segundos. O consumo pelos padrões do Inmetro é de 10,9/7,6 km/l em cidade e 11,3/8,0 km/l em rodovia.

O 2,0 sai com a antiga automática de quatro marchas do Duster como padrão. Cumpre o 0-100 em 12,0/11,1 s, alcança 174/179 km/h, faz 8,8/6,2 km/l em cidade e 10,8/7,3 km/l em rodovia, na mesma ordem de combustíveis. Em ambos a suspensão traseira é por eixo de torção e os freios usam tambores atrás. O peso varia entre 1.273 e 1.352 kg.

 

 

Há duas versões de acabamento. Confira a seguir os conteúdos de série e preços de cada uma.

Captur Zen 1,6 manual (R$ 78.900): alarme perimétrico, ar-condicionado, assistente de partida em rampas, bolsas infláveis frontais e laterais, chave-cartão presencial, comando satélite de áudio, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência eletro-hidráulica, fixação Isofix para cadeira infantil, luzes diurnas em leds, rodas de alumínio de 17 polegadas com pneus 215/60, volante com regulagem em altura. Opcionais: sistema de áudio com câmera traseira de manobras, navegador e tela de 7 pol (Media Nav), pintura em dois tons.

Captur Intense 2,0 automático (R$ 88.490): como o Zen, mais apoio de braço central, ar-condicionado automático, faróis de neblina com iluminação de curvas, faróis e limpador de para-brisa automáticos, rodas diferenciadas, sistema Media Nav, transmissão automática. Opcionais: bancos em couro e pintura em dois tons.

Garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação