Renault Clio: híbrido E-Tech com dois motores elétricos

 

O Renault Clio começa a ser vendido na Europa em versão híbrida E-Tech. O compacto francês usa dois motores elétricos: um de 48 cv, que move o carro por si só ou em auxílio à unidade de 1,6 litro e 91 cv a gasolina, e outro de 20 cv, que funciona como motor de partida e gerador para regenerar energia nas frenagens. O motor tem filtro de partículas para atender ao padrão Euro 7 de emissões. Com esse conjunto, o Clio E-Tech obtém 140 cv e pode rodar só com eletricidade por até 80% do tempo de trajetos urbanos, segundo a Renault. A bateria de lítio de 1,2 kWh fica alojada sob o porta-malas.

 

 

 

É o primeiro compacto híbrido de um fabricante europeu. Lançada em março, a quinta geração do Clio tem itens como tela de 9,3 polegadas em posição elevada e vertical no centro do painel, quadro de instrumentos digital e carregador de celular por indução. As outras versões de motores são de 1,0 litro a gasolina, com turbo (100 e 130 cv) e sem turbo (65 e 75 cv), e 1,5 turbodiesel (85 e 115 cv).

Texto da equipe – Fotos: divulgação