Best Cars
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Colunas
    • Editorial
    • Carro, Micro & Macro
    • Todas as colunas
  • Notícias
  • Auto Livraria
    • Livros multimarca
    • Revistas nacionais
    • Revistas importadas
    • Todos os itens
  • Divirta-se
    • Carros preparados
    • Curiosidades
    • Fora de estrada
    • Supercarros
  • Teste do Leitor
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Mais
    • Consultório Técnico
    • Técnica
  • Escreva-nos
Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

Renault Clio, 30 anos: breve histórico de um sucesso francês

24/08/2020
in Notícias

A Renault comemora 30 anos do lançamento do Clio, o carro francês mais vendido na história, com mais de 15 milhões de unidades. Desse período, por 20 anos ele esteve presente no mercado brasileiro, apesar de termos recebido apenas duas de suas cinco gerações. Conheça um breve histórico do bem-sucedido modelo.



• Primeira geração – O Clio estreava em 1990 como sucessor do Renault 5. O pequeno hatch (3,70 metros de comprimento) marcava a estreia na marca de novo padrão de denominação com nomes em vez de números, para “melhorar a memorização dos veículos e dar-lhes dimensão mais quente e mais humana”, segundo a empresa.

Essa série foi oferecida com motores de 1,1, 1,2, 1,4, 1,6, 1,7, 1,8 e 2,0 litros a gasolina e 1,9 litro a diesel, com opção de transmissão automática de três ou quatro marchas. O mais potente foi o Clio Williams, com 147 cv no 2,0-litros de 16 válvulas para máxima de 215 km/h. Além da França, o primeiro Clio foi fabricado na Argentina (de onde vinha ao Brasil em 1996), Bélgica, Colômbia, Eslovênia e Turquia.

• Segunda geração – Era lançada em 1998 (acima) com linhas mais arredondadas, 7 cm a mais de comprimento e avanços em segurança: bolsas infláveis frontais e freios antitravamento (ABS) de série em toda a linha. Foi a única da série a oferecer um sedã, vendido com os nomes Thalia, Symbol e até como Nissan Platina em alguns mercados.

Foi esse Clio o primeiro produzido no Brasil, em 1999. No mundo existiram versões de 1,0, 1,2, 1,4, 1,6 e 2,0 litros a gasolina e 1,5 e 1,9 litro a diesel. Foi fabricado também no México. A estrela da linha era o Clio V6, “sucessor espiritual” do R5 Turbo: como ele, trazia motor central no lugar do banco traseiro, dessa vez um V6 de 2,9 litros com 230 a 255 cv. O segundo Clio teve vida bastante longa: na França até 2012, na Eslovênia até 2015 e na Argentina e na Colômbia até 2017.

• Terceira geração – Em 2005 o Clio crescia (acima), ganhava espaço e conveniências como cartão presencial para acesso à cabine e navegador. Era o primeiro carro da categoria a obter 5 estrelas nos testes de colisão Euro NCap. Pela primeira vez oferecia a versão perua Estate, mas a oferta de motores estava menor: 1,2, 1,4, 1,6 e 2,0 litros a gasolina e 1,5 a diesel. O mais potente foi o Renault Sport Clio 2,0 de 200 cv. O carro foi feito apenas na França, na Espanha e na Turquia.

• Quarta geração – Aparecia na Europa em 2012 (acima) com desenho mais ousado, maior comprimento (4,06 m) e opções como central de áudio R-Link e assistente de estacionamento. A perua e o hatch de três portas deixavam de existir. Foi produzido na França, Algéria, Eslovênia e Turquia.

Teste do Leitor

Os motores eram de 0,9 e 1,2 litro com turbo, 1,2 aspirado (a gasolina) e 1,5 a diesel; pela primeira vez havia caixa de dupla embreagem e seis marchas. O esportivo RS vinha com um 1,6 turbo de 200 cv ou, na versão Trophy, 220 cv.

• Quinta geração – O mais novo Clio (acima), lançado em 2019, trazia plataforma mais moderna, faróis de leds, central de áudio com grande tela de 9,3 polegadas e versão híbrida com dois motores elétricos. A Estate retornava ao catálogo. Os motores eram de 1,0 e 1,3 litro com turbo, 1,6 na versão híbrida e 1,5 a diesel. Por enquanto é fabricado apenas na Eslovênia e na Turquia.

Texto da equipe – Fotos: divulgação

Tags: aniversárioCarros do PassadoClioClio EstateClio PrivilegeClio RS 200Clio RTnotíciasRenault

Related Posts

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390
Destaques

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45
Destaques

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo
Livros e revistas Honda

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch
Fora de estrada

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos
Destaques

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021
Volvo XC40 híbrido de 262 cv ganha versões mais acessíveis
Fora de estrada

Volvo XC40 híbrido de 262 cv ganha versões mais acessíveis

25/02/2021

Pesquise no site

Notícias

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

Nissan Kicks 2022: nova frente e mais conteúdo a partir de R$ 90.390

26/02/2021
VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

VW Golf GTI celebra 45 anos com edição especial Clubsport 45

26/02/2021
Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

Ford Explorer surge luxuoso em inédita versão King Ranch

26/02/2021
Toyota Corolla GR-S traz visual e suspensão esportivos

Toyota Corolla GR-S, de visual esportivo, custa R$ 152 mil

25/02/2021

Receba nosso boletim gratuito

Auto Livraria

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

Honda Civic Si 2007: material de imprensa com fotos e vídeo

26/02/2021
Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

Motor 3: dezenas de edições de uma revista inesquecível

25/02/2021
Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

Quatro Rodas Clássicos: carros nacionais que deixaram saudades

23/02/2021
Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

Porsche: três livros e 1.600 páginas com toda sua história

22/02/2021

Avaliações

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

Hatches de aventura: Argo Trekking, WR-V, HB20X e Nivus

09/02/2021
Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

Virtus GTS e Jetta GLI: dois estágios em sedãs esportivos na VW

19/01/2021
Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

Ranger Storm vs. Frontier Attack: torque (quase) acessível

05/01/2021
Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

Novo Nissan Versa soma belo estilo e conjunto competente

05/11/2020

Teste do Leitor

T-Cross 200 TSI convence em desempenho e segurança
Volkswagen

Volkswagen T-Cross

19/02/2021
Fiat Toro é meio-termo que pode agradar a extremos
Fiat

Fiat Toro

19/02/2021
Toyota Yaris nacional: veja preços e equipamentos
Toyota

Toyota Yaris (hatch e sedã)

19/02/2021
Audi Q3 também já sai de fábrica paranaense
Audi

Audi Q3 (ambas as gerações)

19/02/2021
VW mostra novo Cross Up; veja preços da linha 2018
Volkswagen

Volkswagen Up

19/02/2021
Suzuki Vitara começa em R$ 84 mil e oferece turbo
Suzuki

Suzuki Vitara (geração atual)

19/02/2021
  • Como anunciar
  • Quem faz o site
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Política de privacidade