Renault 5 inspira novo conceito elétrico que será produzido

Renault 5 inspira novo conceito elétrico que será produzido


A Renault escolheu um de seus carros de maior sucesso, o R5, como inspiração para o novo modelo conceitual 5. Com produção prevista, ele é parte do programa Renaulution (combinação das palavras Renault e revolution, revolução), que inclui outros seis carros elétricos até 2025.


O pequeno hatch de cinco portas mostra semelhança ao R5 original em itens como os faróis retangulares e as lanternas traseiras verticais. As portas traseiras são disfarçadas por meio de maçanetas embutidas e os emblemas são iluminados. Há uma tela transparente no painel que pode projetar mensagens para quem está fora.

Renault 5 inspira novo conceito elétrico que será produzido


A Renault nada informa sobre a mecânica elétrica, nem mostrou o interior do novo 5. A marca pretende inspirar-se em outro modelo histórico, o R4, para um dos próximos conceitos. Claro que os aficionados já esperam por um novo 5 com para-lamas abaulados, tração traseira e muita potência para homenagear o clássico R5 Turbo de motor central…


O Renault 5 foi lançado em 1972 (acima em amarelo), passou à evolução Supercinq em 1984 e assim foi produzido até 1996. Derivado da geração inicial, o R5 Turbo (acima em vermelho) tinha motor turbo de 1,4 litro e 110 cv atrás dos dois únicos bancos, tração posterior e máxima de 185 km/h. Na segunda geração ele passava a 115 cv e mais de 190 km/h. O primeiro modelo alcançou 5,58 milhões de unidades fabricadas em sete países, parte delas vendida nos Estados Unidos como Le Car; o Supercinq teve mais 3,43 milhões saídos de quatro países.

Texto da equipe – Fotos: divulgação