Porsche Panamera: mais potência e autonomia nos híbridos


O Porsche Panamera ganha revisões nas versões híbridas, que a partir desta quinta-feira (22) podem ser encomendadas também no Brasil. O destaque é o topo de linha Panamera Turbo S E-Hybrid, versão mais potente que o modelo já ofereceu, com 700 cv e torque de 88,8 m.kgf. O hatchback combina motor V8 biturbo de 4,0 litros e 571 cv a um motor elétrico de 100 kW (136 cv). A autonomia em modo elétrico está 30% maior, graças a uma nova bateria de 17,9 kWh.


O maior alcance aplica-se também ao novo Panamera 4 E-Hybrid, que soma o motor elétrico a um V6 biturbo de 2,9 litros com 330 cv para 462 cv combinados. No meio dessas opções continua o Panamera 4S E-Hybrid, que obtém 560 cv combinados. Com isso, agora são três níveis de desempenho para o luxuoso Porsche, disponíveis nas três versões de carroceria: normal, Executive (hatch com maior distância entre os eixos, acima) e a perua Sport Turismo.


Todos os Panameras híbridos usam transmissão PDK de dupla embreagem e oito marchas com tração integral. O mais potente Turbo S E-Hybrid agora acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, menos 0,2 s que seu antecessor, e atinge velocidade máxima de 315 km/h (aumentou 5 km/h). O Panamera 4 E-Hybrid (abaixo na carroceria Sport Turismo) leva 4,4 segundos (- 0,2 s) para atingir 100 km/h e alcança 280 km/h (+ 2 km/h).


O Panamera Turbo S E-Hybrid tem autonomia elétrica de até 50 km pelo ciclo WLTP urbano (59 km pelo NEDC), enquanto a versão 4 E-Hybrid alcança 56 e 64 km, na mesma ordem. Com o carregador Porsche Mobile Charger a recarga pode atingir 7,2 kW. A Porsche aproveitou para revisar os controles eletrônicos de suspensão e estabilidade, que no Turbo S E-Hybrid incluem estabilização de rolagem elétrica e rodas traseiras que esterçam. Freios de composto de cerâmica são de série na versão.


Os novos Panameras híbridos podem ser encomendados no Brasil com preços a partir de R$ 549.000 para o Panamera 4 E-Hybrid, R$ 559.000 para a Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo e R$ 1.049.000 para o Panamera Turbo S E-Hybrid.

Texto da equipe – Fotos: divulgação