Porsche inova em controle de tração de carros elétricos

 

Dirigir na neve como se estivesse sobre trilhos: essa é a proposta do sistema de controle de torque para veículos elétricos desenvolvido pela Porsche Engineering, que está em fase de testes. Destinado a SUVs com tração integral, o sistema baseia-se apenas em programação eletrônica e antecipa a correção de anormalidades de comportamento dinâmico. Segundo essa divisão da Porsche, apenas veículos de exploração de Marte (rovers) usaram essa tecnologia até agora.

 

 

 

O protótipo tem quatro motores elétricos, um em cada roda, o que permite grande variedade de distribuição de torque entre elas. Em um carro atual de tração integral, essa distribuição pode ser alterada por mecanismos como uma embreagem multidisco, técnica que a Porsche considera lenta em comparação a seu sistema puramente eletrônico. De acordo com a empresa, ao distribuir o torque às rodas de maneira inteligente a cada milissegundo, a nova tecnologia garante um comportamento neutro o tempo todo e elimina o subesterço (saída de frente) e o sobresterço (saída de traseira). Outra vantagem é promover aceleração individual de cada roda, enquanto o controle eletrônico de estabilidade de hoje opera apenas com frenagem individual. Ainda não há previsão de quando o sistema estará em carros de produção.

Texto da equipe – Fotos: divulgação (fotos ilustrativas do Cayenne híbrido)