Porsche: de esportivos nunca revelados a “Kombi” elétrica

Porsche: de esportivos nunca revelados a "Kombi" elétrica


A Porsche apresenta carros-conceito que nunca foram revelados. O livro Porsche Unseen traz 15 estudos de estilo realizados entre 2005 e 2019, sendo que vários deles serão expostos ao público no próximo ano. A empresa de Stuttgart resolveu mostrar alguns, que estão nesta página.


O Porsche Vision 920 (acima) foi uma proposta de sucessor para o 919 Hybrid de corridas da categoria LMP1, que não se confirmou porque a marca deixou o Campeonato Mundial de Endurance. O conceito também poderia originar um supercarro de rua. Ele coloca o motorista no centro e deixa à mostra parte da suspensão dianteira.

Porsche: de esportivos nunca revelados a "Kombi" elétrica
Porsche: de esportivos nunca revelados a "Kombi" elétrica


O Porsche 919 Street de 2017 (acima), feito em modelo em argila em escala real, propôs uma versão de rua do 919 Hybrid. Usava um monocoque de carbono e o mesmo conjunto mecânico das pistas com 900 cv.


O Porsche Vision Spyder (acima), de 2019, é um modelo estático em tamanho real que faz lembrar o Porsche 550-1500 RS Spyder de 1954. Tem motor central-traseiro, “barbatanas” estilizadas na traseira e interior essencial.


Outro modelo é o Renndienst (acima e abaixo) de 2018, também um modelo estático 1:1. A Porsche o define como “interpretação livre de um conceito familiar com espaço para até seis pessoas, um ‘ônibus espacial’ futurista com proporções empolgantes”. Não é por acaso que o conceito é mostrado ao lado de um furgão Volkswagen Kombi da primeira geração, caracterizado como carro de apoio da marca em corridas. O Renndienst coloca o motorista em posição central e usa propulsão elétrica.

Porsche: de esportivos nunca revelados a "Kombi" elétrica


O livro Porsche Unseen está disponível com a identificação ISBN 978-3-667-11980-3. Tem 328 páginas com fotos assinadas por Stefan Bogner e o texto informativo de Jan Karl Baedeker. Ele é publicado pela editora Delius Klasing e também pode ser adquirido na loja do Porsche Museum.

Texto da equipe – Fotos: divulgação