Porsche 911 Speedster de 510 cv entra em produção

 

O Porsche 911 Speedster, revelado como conceito no ano passado, começa a ser produzido. Trata-se de um modelo aberto de dois lugares com cobertura aerodinâmica na parte traseira da cabine, composta por duas bolhas, como no modelo homônimo de 1988 (há também uma capota conversível de tecido). Esse estilo é inspirado no primeiro carro esportivo da marca, o Roadster “Nº 1” de 1948. O Speedster terá fabricadas 1.948 unidades a partir da metade do ano na fábrica de Zuffenhausen, na Alemanha.

 

 

Uma vez liberadas as travas, a tampa traseira feita de fibra de carbono é destravada eletricamente e desliza para trás. Então, ela é posicionada e abre espaço para o teto de tecido, que se dobra em forma de Z por trás dos bancos. O teto é fechado da mesma maneira. O Speedster tem ainda capô e para-lamas em material composto de fibra de carbono, defletor traseiro extensível e bancos integrais de fibra de carbono. Um emblema da edição limitada, na estrutura entre os bancos, mostra o número de série.

 

 

O pacote Heritage Design (fotos abaixo), desenvolvido pela Porsche Exclusive Manufaktur, traz elementos clássicos das décadas de 1950 e 1960: interior nas cores preto e conhaque, pintura em prata e adesivos redondos para as portas e o capô — cujos números podem ser escolhidos pelo comprador.

 

 

Elementos do 911 R de 2016 e do 911 GT3 foram empregados do novo 911. O motor de seis cilindros contrapostos (boxer) e 4,0 litros, de aspiração natural e alta rotação, vem do GT3 e produz potência de 510 cv e torque de 48 m.kgf. Ele usa transmissão manual de seis marchas e tração traseira. O Speedster acelera de 0 a 100 km/h em 4,0 segundos e alcança velocidade máxima de 310 km/h. Entre os recursos técnicos estão controle eletrônico da suspensão, coxins dinâmicos do motor, eixo traseiro direcional, rodas de alumínio forjadas de 20 polegadas com travamento central e freios de composto de cerâmica. O mercado brasileiro o recebe no segundo semestre.

Os novos relógios especiais para o Speedster, parte da linha Porsche Design Timepieces, são também limitados a 1.948 unidades: o 911 Speedster Heritage Chronograph e o 911 Speedster Heritage Design Chronograph, que podem ser comprados apenas pelos clientes da versão.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação