Peugeot 208 cederá plataforma para novos pequenos Fiats

Peugeot 208 cederá plataforma para novos pequenos Fiats



Os próximos carros pequenos lançados pela Fiat na Europa terão a plataforma do Peugeot 208 (acima), anunciou a FCA (Fiat Chrysler) a fornecedores. O compartilhamento faz parte da união do grupo ítalo-americano com o francês PSA (Peugeot, Citroën, DS) na Stellantis. A informação é da Autonews Europe.



A arquitetura modular Common Modular Platform (CMP) do novo 208 já está em modelos Peugeot (também o 2008), Opel/Vauxhall (Corsa, na foto abaixo, e Mokka) e DS (DS3 Crossback), tanto em modelos com motor a combustão quanto elétricos. Isso abre boas possibilidades para a Fiat, que deve fazer novos carros pequenos na fábrica polonesa de Tychy, de onde saem hoje o Fiat 500 e o Lancia Ypsilon.

Peugeot 208 cederá plataforma para novos pequenos Fiats



Fato curioso é que, por um caminho tortuoso, a plataforma do Corsa voltará a ser compartilhada com um Fiat. Isso aconteceu nos anos 2000, quando a quarta geração do Opel (uma à frente do mais moderno Corsa brasileiro) usava a arquitetura do Fiat Grande Punto, o similar italiano de nosso Punto. Aquela plataforma, com evoluções e reforços, serve até hoje aos Jeeps Renegade e Compass e à Fiat Toro.

A associação com a PSA pode reverter a decisão da FCA de abandonar o segmento de carros menores (como o Panda), considerado pouco lucrativo, uma vez que os custos de desenvolvimento seriam reduzidos. Alguns especialistas da indústria acreditam que um retorno a esse segmento pode ocorrer até 2024 e, talvez, trazer de volta o nome Punto.

Texto da equipe – Fotos: divulgação