Novo Subaru BRZ, mais potente, continua leve e aspirado


Amantes do motor aspirado, comemorem: contrariando expectativas, a Subaru apresenta o cupê BRZ de segunda geração sem turbo, mantendo sua clássica configuração de quatro cilindros horizontais opostos (boxer). Anunciado como modelo 2022, o novo BRZ passa à cilindrada de 2,4 litros para obter 228 cv e torque de 25,5 m.kgf, aumentos de 23 cv e 2,5 m.kgf sobre o anterior de 2,0 litros.


Outras boas características preservadas são a tração traseira e a caixa manual de seis marchas, embora uma automática (também de seis) esteja disponível. A Subaru informa que o centro de gravidade do BRZ está ainda mais baixo e teve a rigidez torcional aumentada em 50%. No mercado dos Estados Unidos, o peso de 1.315 kg (apenas 50 kg mais que no antecessor) faz dele o mais leve esportivo de 2+2 lugares, em parte pelo uso de alumínio no teto, capô e para-lamas dianteiros.

Diferencial autobloqueante é item de série. O controle de estabilidade oferece cinco configurações e a opção de desligar o sistema. No interior, o BRZ ganhou quadro de instrumentos digital e configurável e tela de 8 polegadas na central de áudio. O pacote de assistências Eye Sight também está no catálogo do cupê. O BRZ será fabricado em Gunma, no Japão, e chega ao mercado apenas no último trimestre de 2021.

Texto da equipe – Fotos: divulgação