Porsche Cayenne tem o mais potente diesel

Porsche Cayenne tem o mais potente diesel

 

Como oferecer alto desempenho e muito torque em um pesado utilitário esporte sem criar um problema quanto à emissão de CO2? Uma das soluções é o motor a diesel, e foi nisso que a Porsche apostou ao desenvolver a nova versão do Cayenne, a S Diesel. Assim como o Cayenne S a gasolina tem potência superior à versão básica, o S Diesel a ser lançado em Paris oferece um empurrão bem mais consistente que o Cayenne Diesel já conhecido.

Quanta consistência? Pense em algo capaz de afetar a rotação da Terra… O V8 de 4,2 litros produz nada menos que 86,7 m.kgf de torque e 382 cv, que fazem dele o mais potente diesel hoje à venda no mundo. Mesmo com seu peso de mamute, o Cayenne acelera de 0 a 100 km/h como carro esporte, em 5,7 segundos, e alcança 252 km/h. Por outro lado, consegue interessantes 12 km/l de consumo médio pelos ciclos europeus e emite razoáveis 218 gramas de CO2 por km, para o que concorre o sistema de parada e partida automáticas do motor. Com tanque de 100 litros, ele pode rodar 1.200 km entre abastecimentos.

A nova versão mantém a tração integral, que prioriza a transmissão às rodas traseiras, e o câmbio automático de oito marchas. Como opcional oferece um sistema de vetorização de torque, que aplica mais potência às rodas com melhor tração em curvas.

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação