
O Porsche 911 GT3, uma das versões mais esportivas do modelo, entra em nova fase. A colaboração com a Porsche Motorsport trouxe soluções das pistas para o carro de rua, como a configuração da suspensão dianteira e o aerofólio traseiro “pescoço de cisne”, derivados do 911 RSR.
O motor boxer de seis cilindros e 4,0 litros, que continua com aspiração natural, produz potência de 510 cv para velocidade máxima de 320 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. A transmissão pode ser manual ou automatizada PDK de dupla embreagem. No Nordschleife, o anel norte do circuito de Nürburgring, o 911 GT3 foi o primeiro modelo de produção com motor aspirado a quebrar a marca dos sete minutos. O piloto Lars Kern levou apenas 6 min 59 s 927 para uma volta completa de 20,8 km.

Apesar da carroceria mais larga e das rodas maiores, o peso do novo 911 GT3 está no mesmo nível do antecessor: 1.418 kg o manual e 1.435 kg o PDK. Para isso ele recorre a capô dianteiro de plástico reforçado com fibra de carbono, vidros e discos de freio mais leves e rodas forjadas. O sistema de escapamento esportivo leve reduz o peso em pelo menos 10 kg e usa válvulas ajustadas eletronicamente para alterar o nível de ruído.

No interior do novo 911 GT3 os instrumentos são configuráveis: os mostradores auxiliares podem ser reduzidos a informações como pressão dos pneus, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível de combustível e temperatura da água, que são essenciais ao dirigir no circuito. As opções de acessórios da linha Porsche Exclusive Manufaktur incluem teto leve feito de fibra de carbono.

Os compradores do 911 GT3 poderão ter um relógio especial da Porsche Design, feito de titânio, com um rotor que lembra as rodas do modelo e anel colorido que pode ser personalizado nas cores da pintura do GT3. O carro chega ao Brasil no segundo semestre do ano.

O primeiro 911 GT3 foi lançado em 1999, baseado na série 996, com motor de 3,6 litros e 360 cv. A segunda geração (997) surgiu em 2006 com 415 cv. Em 2013 o sucessor foi lançado com 3,8 litros e 475 cv, mas em dois anos passava a 4,0 litros e 500 cv.
Texto da equipe – Fotos: divulgação