Novo Mercedes-Benz Classe S chega repleto de inovações

Novo Mercedes-Benz Classe S chega repleto de inovações

A nova geração de um Mercedes-Benz Classe S é sempre um acontecimento, e não seria diferente com a de código V223, que acaba de ser apresentada. As linhas do sedã buscam suavidade com as formas arredondadas, as maçanetas embutida (que se destacam ao serem tocadas) e o perfil baixo das lanternas traseiras. O carro está de 3 a 5 cm mais longo que o anterior (5,18 metros na versão normal, 5,29 m na alongada), 5 cm mais largo, 1 cm mais alto e 7 cm maior entre eixos. O porta-malas passa de 530 para 550 litros. Ótimo o coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,22.

Novo Mercedes-Benz Classe S chega repleto de inovações

O interior oferece até cinco telas, algumas com tecnologia Oled (leds orgânicos) e uma delas com efeito tridimensional, que dispensa óculos 3D. A maior das telas está mais baixa no console central, em abandono à posição ao lado dos instrumentos que se tornou padrão na marca. Por meio do uso de câmeras e algoritmos, a central de assistência MBUX reconhece e antecipa os desejos dos ocupantes, ao analisar gestos das mãos e a direção da cabeça. Por exemplo, se o motorista se mover e olhar para o vidro traseiro, a tela elétrica automaticamente se abre.

Novo Mercedes-Benz Classe S chega repleto de inovações

O sistema Drive Pilot permitirá novo estágio de condução semiautônoma (previsto para o segundo semestre de 2021), em que o motorista pode se dedicar a outras tarefas enquanto o carro segue o tráfego em rodovias previstas na Alemanha. Faróis Digital Light (opcionais) podem produzir novos efeitos no campo de iluminação, como projetar marcas de referência e símbolos de alerta. Em cada farol, três leds muito potentes são refletidos por 1,3 milhão de microespelhos, com resolução de 2,6 milhões de pixels no total do carro.

Novo Mercedes-Benz Classe S chega repleto de inovações

Há ainda iluminação interna com 250 leds. Mais de 50 componentes eletrônicos admitem atualização remota, da central MBUX aos faróis Multibeam Led. O assistente de estacionamento coloca o carro na vaga sem o motorista, comandado pelo celular.

Novo Mercedes-Benz Classe S chega repleto de inovações

Inovação em segurança do Classe S está nas bolsas infláveis frontais para os passageiros de trás, opcionais no modelo de entre-eixos longo. Em caso de colisão lateral iminente, a carroceria do Mercedes é levantada em fração de segundo, o que direciona o impacto a uma região da estrutura mais baixa e resistente que as portas.

Novo Mercedes-Benz Classe S chega repleto de inovações

Na fase de lançamento, a Mercedes oferecerá apenas motores a gasolina e a diesel de seis cilindros em linha. Mais tarde vêm um V8 com auxílio elétrico e um híbrido com recarga externa (plug-in), apto a rodar 100 km em modo elétrico. As versões são:

Novo Mercedes-Benz Classe S chega repleto de inovações
Novo Mercedes-Benz Classe S chega repleto de inovações

* S450 4Matic – turbo a gasolina, 3,0 litros, 367 cv, torque de 51 m.kgf, mais auxílio elétrico de 22 cv e 25,5 m.kgf, para aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.

* S500 4Matic – turbo a gasolina, 3,0 litros, 435 cv, torque de 53 m.kgf, mais auxílio elétrico de 22 cv e 25,5 m.kgf, para 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

* S350D – turbodiesel, 2,9 litros, 286 cv, torque de 61,2 m.kgf, para 0 a 100 km/h em 6,4 segundos. Opção de tração integral 4Matic.

* S400D 4Matic – turbodiesel, 2,9 litros, 330 cv, torque de 71,4 m.kgf, para 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.

Novo Mercedes-Benz Classe S chega repleto de inovações

Todos têm velocidade máxima limitada a 250 km/h. Padrão no Classe S é a suspensão a ar e controle eletrônico. O esterçamento também das rodas traseiras em até 10° permite diâmetro de giro de carro pequeno, 2 metros a menos que sem o dispositivo.

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação