Novo Hyundai i30: motor 1,4 turbo e dupla embreagem

 

O Hyundai i30 de terceira geração aparece por inteiro, a tempo para a apresentação pública em 1/10 no Salão de Paris. Desenhado e desenvolvido na Europa para atender ao gosto local, o hatch médio optou por um estilo sóbrio, dentro da atual tendência da marca de evitar o excesso de vincos e ângulos tão empregado anos atrás. Faróis de leds estão disponíveis. Suas medidas passam a 4,34 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,46 m de altura e 2,65 m entre eixos.

No interior a tela central parece destacar-se do painel e há recursos como controlador da distância à frente, frenagem automática em baixa velocidade, assistente de farol alto, conexão a Android Auto e Car Play e carregador sem fio para aparelhos. O i30 lança o motor T-GDI de 1,4 litro com turbo e injeção direta de gasolina, que produz 140 cv e torque de 24,6 m.kgf, e oferece ainda um turbo de 1,0 litro (120 cv e 17,4 m.kgf), 1,4 aspirado (100 cv e 13,6 m.kgf) e 1,6 turbodiesel (95, 110 ou 133 cv, o último com 30,6 m.kgf).

Caixa automatizada de sete marchas e dupla embreagem é opção à manual de seis. A suspensão traseira passa a ser independente multibraço (no anterior, eixo de torção), a direção está mais rápida e a estrutura mais rígida em 22%, além de 28 kg mais leve (apenas o monobloco). O peso do carro varia de 1.169 a 1.441 kg.

 

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação