
A divisão de luxo DS da Stellantis (que um dia foi submarca da Citroën) apresenta a segunda geração do DS4, derivado do novo Citroën C4 lançado no ano passado. O modelo permanece um hatch médio de cinco portas, agora disponível em versões básica, Cross e Performance Line. As formas angulosas chegam a lembrar modelos da Lexus, bem diferente do padrão arredondado do modelo anterior.

O novo DS4 mede 4,40 metros de comprimento e 1,83 m de largura e usa rodas de até 20 polegadas. O interior oferece revestimento em couro ou camurça sintética, apliques em padrão madeira, bancos com massagem e sistema de áudio com até 690 watts e 14 alto-falantes. A projeção elevada de informações usa realidade aumentada, que dá a sensação de que os dados estão mais distantes do motorista. O porta-malas leva 430 litros.

As assistências ao motorista incluem auxílio para ultrapassagem, câmera infravermelha para detectar pessoas ou animais no caminho não iluminado e monitoramento de ponto cego a distância (alcance de 75 m). Entre os elementos da versão Cross estão controle de tração com escolha entre modos de areia, neve e lama e controlador de velocidade em descidas.

Baseado na plataforma EMP2, o DS4 nasce com versão híbrida, capaz de rodar 50 km em modo elétrico no ciclo WLTP. Ela obtém 225 cv na combinação dos motores a gasolina (180 cv) e elétrico (110 cv). Versões turbo de 130 e 180 cv a gasolina e 130 cv a diesel completam a linha, que pode ter caixa automática de oito marchas. A suspensão com sistema Active Scan adapta-se ao terreno de forma antecipada: uma câmera no para-brisa detecta irregularidades na superfície e transmite os dados para um computador. O DS4 estará à venda durante o quarto trimestre de 2021.

Texto da equipe – Fotos: divulgação