Nova Oroch? Duster ganha versão picape na Romênia


A Renault Duster Oroch ganha uma sucessora, ao menos em parte. Na Romênia, a Dacia (marca do grupo Renault baseada no país) apresenta a Duster Pick-Up, derivada do SUV de segunda geração, por enquanto com cabine simples e destinada apenas àquele mercado.


O projeto foi conduzido pelo fabricante de carrocerias Romturingia, que há dois anos havia mostrado a picape como conceito. A caçamba de 1,65 metro de comprimento tem volume de 1.000 litros e a picape pode carregar 500 kg de carga, um valor baixo comparado à nossa Oroch ou mesmo às picapes leves brasileiras, que superam 600 kg.

Diferente do que costuma ocorrer nas picapes compactas nacionais, o entre-eixos do SUV foi mantido na Duster Pick-Up, o que a deixou com um aspecto interessante, mas sacrificou o volume útil de carga. A suspensão foi levemente elevada para obter vão livre de 224 mm, mais 14 mm que no SUV.


A picape oferece apenas o motor Blue DCI turbodiesel de 1,5 litro, com 115 cv e torque de 26,5 m.kgf, caixa manual de seis marchas e tração 4×4 – esta uma opção que a Oroch nunca ofereceu no Brasil, embora seja fabricada no Paraná para exportação. Com isso, foi usada a suspensão traseira independente do Duster 4×4, similar à da Oroch atual, em vez do eixo de torção do SUV de tração dianteira.

Por se voltar ao uso comercial, a Duster Pick-Up tem apenas uma cor (branca) e o acabamento Comfort, mas traz itens de segurança como bolsas infláveis laterais e controle de estabilidade de série. Na Romênia seu preço é de 22.536 euros, equivalentes a cerca de R$ 149,4 mil.

Texto da equipe – Fotos: divulgação