
O nome é o mesmo, mas a nova Nissan Frontier lançada para os Estados Unidos como modelo 2022 não tem um só painel de carroceria em comum com o modelo vendido aqui, que em outros países ganhou uma reestilização para 2021. Depois de estender por um total de 17 anos o ciclo de produção da geração anterior, a Nissan realmente precisava fazer mais que apenas lançar para os norte-americanos a picape conhecida em vários mercados desde 2014.

A Frontier da terra de Tio Sam é nova desde o chassi e tem maior comprimento que a anterior, mas com igual distância entre eixos. O desenho imponente e anguloso mostra certa inspiração nas picapes Nissan dos anos 80 e 90, enquanto o interior parece também mais encorpado que o da nossa, além de oferecer tela bem maior (9 polegadas) na central de áudio. A cabine pode ser estendida ou dupla.

O que não é novo na Frontier 2022 é o motor, mas por um bom motivo: ele havia estreado no modelo 2021. O V6 a gasolina de 3,8 litros produz 310 cv e torque de 38,8 m.kgf. Os EUA não terão um turbodiesel, que faz pouco sucesso em picapes menores. A caixa automática tem nove marchas, duas a mais que na nossa, e há escolha de tração traseira ou integral. A versão Pro-4X, nas fotos, vem com travamento eletrônico do diferecial, amortecedores Bilstein e placas de proteção na parte inferior.

A suspensão traseira usa feixe de molas semielípticas, não as molas helicoidais do modelo do Brasil. Embora a solução deles seja mais adequada para transportar peso, a capacidade de carga lá é bem menor: apenas 635 kg. A nova Frontier deve ficar restrita à América do Norte, ao menos por enquanto.

Texto da equipe – Fotos: divulgação