Nissan Juke Nismo: roupa esportiva e mais potência

 

Já bem conhecida no mercado japonês, a divisão Nismo (Nissan Motorsport) da Nissan chega à Europa com um pacote esportivo para o Juke, um modelo médio que mescla elementos de hatch e utilitário esporte. O Juke Nismo ganhou rodas de 18 pol com pneus 225/45, para-choques redesenhados, anexos aerodinâmicos e várias opções de adesivos; no interior mudam volante, pedais, bancos (mais envolventes) e o revestimento, que usa camurça sintética.

 

 

O motor escolhido para a versão é um turbo de 1,6 litro com injeção direta, que ganhou um pouco de potência (de 190 para 200 cv) e de torque (de 24,5 para 25,5 m.kgf). No carro com tração dianteira e câmbio manual, acelera-se de 0 a 100 em 7,8 segundos com máxima de 215 km/h; a versão com tração integral permanente e câmbio de variação contínua (CVT) apresenta números de 8,2 s e 200 km/h. Além de suspensão e direção revistas, o Nismo traz um sistema de vetorização de torque (como visto em alguns Audis de alto padrão), que aumenta o percentual de torque transmitido à roda traseira externa à curva para evitar o subesterço.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação