Na Europa, Honda CR-V ganha novo diesel de 160 cv

Honda CR-V Europa 01

 

Além de adotar a reforma visual já aplicada à versão norte-americana, o Honda CR-V tem outras novidades para o mercado europeu. Antecipada por um “conceito” no último Salão de Paris, em outubro, a linha 2015 tem como destaque um novo motor turbodiesel de 1,6 litro com potência de 160 cv (notáveis 100 cv/litro) e torque de 35,7 m.kgf, que assume o lugar do antigo 2,2-litros com menor consumo. Outro avanço é o câmbio automático de nove marchas. Caso equipado com caixa manual de seis marchas e tração dianteira em vez de integral, o CR-V sai com 120 cv no mesmo motor. Há ainda o 2,0 a gasolina de 155 cv, como o flexível oferecido no Brasil.

 

 

A Honda também lança no modelo o primeiro controlador de distância ao tráfego à frente capaz de detectar que veículos das faixas ao lado estão prestes a se mover para a faixa do CR-V. O sistema usa câmera, radar e um algoritmo que analisa a probabilidade dessa mudança de faixa, podendo então desacelerar o carro com mais suavidade que os sistemas hoje disponíveis. No interior do utilitário esporte, uma tela de 7 pol pode ser usada como as de telefones e tablets (para aumentar uma imagem com os dedos, por exemplo) e oferece conexão à internet. O CR-V reestilizado esteve no Salão de São Paulo e chega neste primeiro semestre ao Brasil, mas não se esperam as evoluções tecnológicas agora oferecidas aos europeus.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação