MV Agusta F4: muita eletrônica e quase 300 km/h

 

A esportiva F4 da MV Agusta aparece no EICMA, ou Salão de Milão, em três versões com sofisticada eletrônica para 2013. A F4, a F4 R e a F4 RR trazem um gerenciamento integrado que inclui quatro mapas de injeção/ignição, controle de tração ajustável entre oito programas, sensor para evitar o empinamento da roda dianteira ao acelerar, assistente de troca de marchas e três níveis (normal, esportivo e para chuva) de atuação do acelerador, de fornecimento de torque, de freio-motor e de rotação máxima do motor.

 

 

O motor de quatro cilindros e 998 cm³, capaz de atingir 14.000 rpm, agora desenvolve potência de 195 cv (versões F4 e R) ou 201 cv (RR), sempre a 13.400 rpm, com torque de 11,3 ou 11,6 m.kgf a 9.600 rpm. A MV divulga máxima de 297,5 km/h para a mais potente delas, que pesa 190 kg a seco, 1 kg a menos que as outras. A bela italiana vem ainda com quadro formado treliça de aço e placas de alumínio. A versão RR adiciona controle eletrônico das suspensões com componentes Öhlins e pinças de freio monobloco Brembo. As demais F4 ganharam rodas de alumínio forjado e escapamento com quatro saídas sob a rabeta, antes exclusivos da RR.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação