
O Ford Escort de segunda geração, fabricado de 1975 a 1980 e sua última versão com tração traseira, mantém uma legião de adoradores na Europa pelo comportamento divertido. Agora a empresa MST Cars and Motorsport Tools, sediada em Pwllheli, no País de Gales, oferece um modelo zero-quilômetro com mecânica moderna e o charme do original.

O primeiro Mark 2 (como é conhecida tal geração) construído pela MST baseia-se no Escort de rali do Grupo 4, mas não é apenas um carro de corrida: está homologado para uso em ruas pela legislação local para pequenos construtores. Defletores, para-lamas bem alargados e rodas largas garantem o ar “de briga” do pequeno sedã. Por dentro ele recebe estrutura de proteção e outros ingredientes próprios para correr.

Sob o capô, pode-se escolher entre modernidade e tradição: as opções são um atual motor Duratec de 2,5 litros, com mais de 200 cv, ou o clássico BDG de 2,0 litros da época do carro original com mais de 230 cv. Um Millington Diamond de 2,5 litros de 330 cv, fabricado por outra empresa britânica, também está disponível.

Com amplas opções de configuração, o Mark 2 pode ter caixa manual ou sequencial de seis marchas, diferencial autobloqueante, freios AP, amortecedores Bilstein ou Öhlins e rodas desde 13 até 17 polegadas. A MST propõe quatro versões: Fast Road & Touring, Fast Road & Track, Group 4 Rally Car e Ultimate Rally Car, este voltado ao uso em ralis. A frente mais aerodinâmica do RS 2000 (acima) também faz parte do cardápio.

O renascido Escort não será visto com frequência: a MST pretende fazer apenas um por mês com preços que começam em £ 65.000 (nada menos que R$ 474,5 mil pela cotação atual) mais impostos. Para quem preferir o desenho do primeiro Escort, o Mark 1 de 1968 (acima) com sua grade “osso de cachorro”, a empresa também produz.
Texto da equipe – Fotos: divulgação