BMW NineT reinterpreta pioneira R32 de 90 anos atrás

 

A BMW lança a NineT (outra forma de escrever ninety, ou 90) para celebrar seus 90 anos de fabricação de motocicletas desde a pioneira R32 de 1923. Como ela, a NineT usa motor boxer de dois cilindros, uma unidade de 1.170 cm³ com arrefecimento a ar e óleo, que desenvolve potência de 110 cv e torque de 12,1 m.kgf.

 

 

O maior argumento da NineT, porém, é certamente seu estilo. Trata-se de uma atraente combinação de linhas nostálgicas com elementos atuais, como os grandes freios com pinças Brembo, o garfo invertido cedido pela S 1000 RR, a suspensão traseira monobraço e a lanterna posterior com leds. O painel simples tem mostradores analógicos e o tanque é de alumínio. A linha de acessórios inclui escapamento com silenciador Akrapovic de titânio em dois modelos, um deles com saída elevada, e uma cobertura para o assento do garupa. Pode-se ainda remover toda a traseira, deixando a moto com o assento do piloto como parte final, ao estilo das clássicas café racers.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação