Morre José Luiz Vieira, 88, o criador da revista Motor 3

 

Em nome do Best Cars, lamento o falecimento, ontem (19) à noite, do jornalista José Luiz Magalhães Vieira aos 88 anos. Um dos maiores do setor automobilístico, “JLV” — como assinava suas matérias — foi diretor de redação da revista Motor 3, publicada entre 1980 e 1987 e reconhecida como uma das melhores de automóveis que o Brasil já teve. Após a revista José Luiz dedicou-se ao informativo de tecnologia Tech Talk (impresso e depois pela internet), à revista Carga & Transporte, a livros e a outros projetos da JLV Consultoria.

Embora acompanhasse seu trabalho desde os primeiros anos de Motor 3, conheci José Luiz pessoalmente em 1997, quando ele procurava um representante para cobrir o Salão de Frankfurt, na Alemanha, a convite da General Motors do Brasil. Gripado, “JLV” foi aconselhado pelo médico a evitar a viagem. Bob Sharp, nosso amigo em comum, então gerente de imprensa da GMB, sugeriu meu nome — colaborei com a revista Auto Esporte por alguns meses enquanto Bob era o editor de testes por lá, antes do Best Cars. A indicação foi aceita e tive, aos 22 anos, a honra de ir a Frankfurt representando um mito do jornalismo.

 

 

Fosse à frente da Motor 3, fosse nos trabalhos antes e depois dela, José Luiz Vieira era reconhecido e querido por seu talento ímpar ao escrever, que envolvia o leitor como em um bom livro, e por sua imensa bagagem e conhecimento técnico. Mais importantes que isso eram seus atributos como ser humano. Seu jeito carinhoso, acessível, fazia qualquer um de nós se sentir valorizado e respeitado, por menor que fosse nossa experiência ou capacidade. Essa humildade é característica dos grandes homens.

O corpo de José Luiz Vieira será cremado nesta manhã em Vargem Grande Paulista, SP. Deixa filho, dois netos e a esposa Vera Vieira (com ele na foto).

Que Deus receba nosso “JLV” com a mesma alegria com que todos os seus leitores abriram cada edição de Motor 3, Tech Talk, Carga & Transporte e os outros trabalhos que ele nos deixou.

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: arquivo pessoal (JLV) e Auto Livraria