Mitsubishi Outlander terá versão híbrida por R$ 190 mil

Mitsubishi Outlander PHEV 01

 

A Mitsubishi anuncia que lançará no Brasil o primeiro utilitário esporte 4×4 híbrido do mercado, o Outlander PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle, referência à possibilidade de recarga das baterias em fonte externa). A nova versão, que se soma às de quatro e seis cilindros lançadas no ano passado, combina um motor a gasolina de 2,0 litros, com potência de 121 cv e torque de 19,4 m.kgf, a dois elétricos síncronos com imã permanente, cada um com 82 cv e 14 m.kgf. O preço está previsto em R$ 190 mil, mas as vendas começam só no início do próximo ano.

 

 

O sistema pode operar em três modos: 1) elétrico: os motores elétricos movimentam o veículo usando a energia acumulada nas baterias, resultando em zero emissão de poluentes pelo escapamento; 2) híbrido em série: os motores elétricos movimentam o veículo usando energia das baterias ou do gerador; o motor a combustão apenas aciona um gerador, que produz eletricidade quando o nível da bateria está baixo, ou para aumentar a potência quando necessário; 3) híbrido paralelo: o motor a gasolina traciona o veículo em conjunto com os motores elétricos quando potência extra é necessária.

Existem ainda o botão Charge, que otimiza o uso do motor a gasolina para carregar a bateria, e o modo Save, para reduzir o uso de energia da bateria. A energia cinética gerada durante a frenagem também carrega as baterias pelo sistema regenerativo. O tempo médio de recarga total é de cinco horas, mas uma recarga rápida em estação apropriada carrega até 80% da bateria em 30 minutos. A tração integral opera em modos automático e Lock, ou bloqueado, e o carro acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Seu peso é de 1.810 kg.

 

Mitsubishi Outlander PHEV 07

 

No painel, uma tela informa sobre nível de carga, modo de condução selecionado, fluxo de energia do sistema PHEV e outras funções. O motorista pode monitorar o veículo por um aplicativo de telefone inteligente ou tablet, como controlar remotamente o tempo necessário para recarregar a bateria, agendar um horário para iniciar e terminar a recarga, monitorar a carga restante em tempo real e programar o acionamento do ar-condicionado e aquecedor.

O Outlander PHEV vem de série com controlador da distância ao tráfego à frente, alerta para mudança involuntária de faixa, dispositivo de redução de risco de colisão com radar, controle de estabilidade, alerta para pedestres, sete bolsas infláveis (frontais, laterais, cortinas e para os joelhos do motorista), faróis de xenônio, rodas de 18 pol com pneus 225/55, acesso ao interior e partida sem uso de chave, central multimídia (com tela de 7 pol, navegador, toca-CD/DVD e câmera traseira de manobras), ar-condicionado de duas zonas e tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos. Um sistema emite um som que simula ruído de rolamento em baixa velocidade para alertar os pedestres de sua aproximação.