
Remodelado para 2021, o Mitsubishi Eclipse Cross aparece no Japão em versão híbrida com recarga externa (plug-in), que foi anunciada em outubro sem dados técnicos. O Cross PHEV combina um motor aspirado a gasolina de quatro cilindros e 2,4 litros, que produz 135 cv e torque de 20,4 m.kgf, a dois motores elétricos.

O elétrico mais potente traciona as rodas traseiras com até 70 kW (95 cv) e 20 m.kgf, enquanto o motor dianteiro produz mais 60 kW (82 cv) e 14 m.kgf. A Mitsubishi não informa a potência combinada, que não é a mera soma do rendimento dos três motores, mas diz que a bateria de íons de lítio de 13,8 kWh permite ao Eclipse Cross PHEV rodar até 57 km em modo elétrico. A tração integral é obtida sem uma ligação mecânica entre os eixos.

Além do programa elétrico, os modos de direção são Series Hybrid e Parallel Hybrid. O primeiro aciona as rodas apenas com os motores elétricos, usando o motor a gasolina em rotação constante para manter a carga da bateria. O outro modo ativa os motores em conjunto, dentro do sistema híbrido clássico. O motor traseiro e a bateria prejudicaram um pouco o espaço de bagagem do Eclipse Cross, que cai de 405 para 359 litros nessa versão.

O modelo 2021 deixou de lado a traseira cortada por um falso aerofólio com ligação visual entre as lanternas (veja o modelo atual). A frente ficou até mais arrojada com luzes de perfil mais baixo. No interior, a maior novidade do Eclipse Cross é o aspecto destacado da tela de 8 polegadas da central de áudio, que deixa de vir embutida no painel e ganha botões físicos.
Texto da equipe – Fotos: divulgação