O Mitsubishi Eclipse Cross chega ao Brasil para, enfim, trazer alguma modernidade à oferta de utilitários esporte da marca japonesa por aqui. Intermediário entre o ASX e o Outlander, o modelo tem perfil mais esportivo, motor turbo de 1,5 litro e duas versões: HPE-S, ao preço sugerido de R$ 150 mil, e HPE-S S-AWC com tração integral, por R$ 156 mil.
O novo motor MIVEC com dupla injeção tem 165 cv e 25,5 m.kgf de torque e vem associado a uma caixa de variação contínua (CVT), que pode emular oito marchas e admite mudanças pelos comandos no volante. O sistema Super All Wheel Control (S-AWC) da versão superior, com acoplamento eletromagnético, controla automaticamente a distribuição de torque entre os eixos, enquanto o AYC (Active Yaw Control) distribui o torque entre as quatro rodas. O motorista pode optar por três modos de condução: Auto, Snow (neve) e Gravel (cascalho). Na outra versão a tração é dianteira. Em qualquer caso ele tem suspensão traseira multibraço.
Todo Eclipse Cross vem com faróis de leds com comutação automática, teto solar panorâmico duplo, rodas de 18 pol, chave presencial para acesso e partida, faróis e limpador automáticos, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de manobras, freio de estacionamento elétrico com retenção automática, ar-condicionado de duas zonas e monitor da pressão dos pneus. Informações são projetadas em uma tela acima do painel. A central de áudio com tela de 7 pol é compatível com Android Auto e Apple Car Play e permite conexão WiFi. O banco traseiro tem seções reclináveis e deslizantes (em 20 cm) e o porta-malas oferece 473 litros de capacidade.
Os itens de segurança passam por freios a disco nas quatro rodas com assistência de emergência, controle de estabilidade, alerta de ponto cego, prevenção de aceleração involuntária (caso o motorista pressione fortemente o acelerador por engano, com obstáculos à frente, com o carro parado ou até 10 km/h), aviso de tráfego traseiro em manobras, controlador de distância à frente, frenagem autônoma para prevenir colisões frontais e aviso de saída de faixa de rolamento, além de bolsas infláveis dianteiras, de cortina, laterais dianteiras e de joelho para o motorista (o que o mercado considera sete, mas a Mitsubishi anuncia como nove). A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Texto da equipe – Fotos: divulgação