Mitsubishi ASX de nova frente chega como Outlander Sport

 

Em um caso curioso de reciclagem automobilística, a Mitsubishi anuncia no Brasil um “novo SUV” que é, na verdade, um velho conhecido. O Outlander Sport é apenas o ASX (lançado há 10 anos) com uma reestilização dianteira, mas o fabricante pretende manter as duas opções em produção em Catalão, GO. O caso é peculiar porque o mercado está mais habituado a ter duas gerações de um carro com o mesmo nome (como ocorreu com Corsa, Gol, Palio, Fiesta e até com a L200 da própria Mitsubishi) que o contrário. Vale notar que o nome Outlander Sport sempre foi usado no ASX nos Estados Unidos.

 

 

 

Novo ou não, o Outlander Sport 2021 chega em três versões: GLS, HPE de tração dianteira e HPE AWD com tração integral. Além do novo desenho da frente, em sintonia com os últimos lançamentos da marca, o SUV compacto traz central de áudio JBL compatível com Apple Car Play e Google Android Auto (com tela de 7 polegadas, que passa a 9 pol no HPE AWD) e faróis e lanternas traseiras com leds. O fabricante não ofereceu fotos do painel, mas a foto da central sugere que o restante foi mantido do ASX, nada diferente do lançamento nacional do modelo em 2013.

 

 

Os equipamentos de série do Outlander Sport GLS incluem ar-condicionado automático, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, freios a disco nas quatro rodas, monitoramento da pressão dos pneus, rodas de alumínio de 18 pol e câmera traseira de manobras. Bolsas infláveis são apenas as frontais. As versões HPE adicionam chave presencial para acesso e partida, bancos de couro (com opção bicolor nas cores preto e bege), aquecimento dos assentos dianteiros, ajustes elétricos para o motorista, faróis e limpador automáticos, navegador e bolsas  laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, além da tela maior de áudio no caso do AWD.

 

 

 

Sob o capô do Outlander Sport está o motor de sempre do ASX, de 2,0 litros flexível, com 160 cv e torque de 22 m.kgf (com gasolina) ou 170 cv e 23 m.kgf (álcool), combinado à transmissão CVT que pode simular seis marchas com comandos no volante. A tração integral do HPE AWD é do tipo sob demanda com os modos de uso 2WD (apenas dianteira), 4WD Auto (controle automático da distribuição de torque entre os eixos) e 4WD Lock (50% para cada eixo). Ele tem 215 mm de altura em relação ao solo. O Outlander Sport tem três anos de garantia sem limite de quilometragem. Os preços são:

• Outlander Sport GLS 2WD – R$ 120 mil
• Outlander Sport HPE 2WD – R$ 133 mil
• Outlander Sport HPE AWD – R$ 139 mil

Texto da equipe – Fotos: divulgação