A divisão Mini da BMW tem lançado tantos carros maiores, de cinco portas e com tração 4×4 que às vezes nos faz esquecer suas origens, mas nos lembra de tempos em tempos. É o caso do Mini John Cooper Works Challenge, uma versão ainda mais apimentada do já temperado JCW, voltada ao uso em circuitos como em track days.
A edição limitada de 100 unidades tem condimentos picantes como pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 em rodas mais largas (7,5 x 17 pol) e leves (em 1,5 kg cada), suspensão ajustável em cáster e câmber (este na frente e atrás), amortecedores Nitron (que usam titânio para reduzir o peso), diferencial autobloqueante Quaife e freios dianteiros Brembo. Há ainda um pacote aerodinâmico na carroceria, que vem sempre em prata com rodas pretas. O motor turbo de 2,0 litros vem ajustado para 231 cv e 32,6 m.kgf, que permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atingir 246 km/h com a caixa manual de seis marchas, a única disponível no Challenge.
Texto da equipe – Fotos: divulgação