Mercedes CLA, o Classe A sedã, terá nova tração integral

Mercedes CLA, o Classe A sedã, terá nova tração integral

 

A Mercedes-Benz divulgou fotos do novo sedã compacto CLA em testes, com certo disfarce (uma estratégia que tem sido comum nos lançamentos da marca), e informações sobre o sistema de tração integral que equipará algumas de suas versões, incluindo a mais potente CLA 45 AMG, com motor de 350 cv. O CLA é um elegante três-volumes baseado na mesma plataforma do novo Classe A e destinado a um segmento inferior ao do Classe C, o mesmo a ser ocupado pelo futuro Audi A3 sedã (até hoje revelado apenas como conceito). Suas linhas mostram a influência do belo conceito Style Coupe, apresentado em outubro no Salão de São Paulo.

 

 

Embora mantenha a designação 4Matic, já usada hoje em quatro diferentes sistemas da Mercedes, a tração integral do CLA é bem diferente por ser usada em modelo com motor transversal e que, na versão original, tem tração dianteira. No novo sedã, a saída de torque para o eixo traseiro vem integrada à caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem e sete marchas, com uma embreagem eletro-hidráulica junto ao eixo traseiro e repartição variável do torque entre os eixos, conforme as condições de aderência. Em pisos de alta aderência o sistema atua como uma tração dianteira. Na versão AMG a repartição é diferenciada, com maior percentual para a traseira, a fim de conferir comportamento mais esportivo.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação