Mercedes-AMG GT Black Series: 730 cv para 0-100 em 3,2 s

 

Na Mercedes-AMG, o sufixo Black Series indica uma versão de desempenho ainda mais alto, focada no uso em pista e sem concessões ao conforto. Essa opção estreia agora no supercarro AMG GT, dotado de motor V8 biturbo de 4,0 litros com virabrequim plano, compressor maior, novos comandos de válvulas e lubrificação por cárter seco. A potência de 730 cv e o torque de 81,6 m.kgf representam expressivos aumentos de 145 cv e 10,2 m.kgf sobre o AMG GT R, até então o mais potente da série.

 

 

No motor com virabrequim plano, todas as manivelas estão no mesmo plano com um deslocamento de 180 graus, em vez de as manivelas dos quatro pares de cilindros formarem ângulos de 90 graus entre si. Os benefícios são maior suavidade e alto torque em baixa rotação, além de um som característico. Com transmissão de dupla embreagem e sete marchas, o supercarro de tração traseira vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, passa pelos 200 em 9 s e alcança a velocidade máxima de 325 km/h.

 

 

Mas o AMG GT Black Series não é rápido apenas em retas: recebeu novas molas, amortecedores (ajustáveis) e estabilizadores (também com ajuste), freios de cerâmica revistos e rodas forjadas de 19 polegadas à frente e 20 pol na traseira com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R. O controle de tração oferece nove graus de ajuste para a patinação dos pneus traseiros, desde o nível mais seguro para uso no molhado até o mais permissivo.

 

 

Inspirado em versões de competição GT3 e GT4, o AMG GT Black Series ganhou entradas de ar maiores na frente e vários itens de fibra de carbono, como capô, teto, saias laterais, tampa do motor e o grande aerofólio traseiro, com duas peças que podem receber ajuste manual ou automático de posição para maior ou menor força descendente — força essa que pode alcançar mais de 400 kg a 250 km/h.

 

 

O interior do AMG GT Black Series traz bancos esportivos de fibra de carbono com revestimento em couro e microfibra e novo volante. Os painéis de porta são mais simples e os vidros mais finos para ajudar na redução de peso (valor não informado). Com o pacote opcional AMG Track vêm cintos de competição de quatro pontos, extintor de incêndio e estrutura de proteção da cabine em titânio, para que o Black Series possa ir às pistas com mais segurança. Abaixo, os modelos anteriores da AMG que ofereceram a mesma edição.

 

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação