
Carros de rua com decoração de modelos lendários das competições têm um charme especial, que a McLaren explora dessa vez com edições limitadas GTR LM do supercarro Senna. Com apenas cinco unidades, a ideia é homenagear os F1 GTR em mesma quantidade que brilharam na 24 Horas de Le Mans há 25 anos, em 1995, obtendo 1º., 3º., 4º., 5º. e 13º. lugares.

Com a permissão de empresas como Gulf e Harrods e da organizadora de Le Mans (o Automobile Club de l’Ouest, ACO), a empresa inglesa pôde reproduzir os padrões e logotipos do F1 no Senna. O Senna GTR LM 825/1 (no alto em primeiro plano) faz homenagem ao F1/01R, vencedor de Le Mans, com pintura cinza. O 825/6 (acima) copia o F1 conhecido como “carro Harrods”, em amarelo e verde, que poderia ter vencido a corrida, mas teve problemas de transmissão e chegou em 3°.

No Senna GTR LM 825/2 (acima) a homenagem foi ao F1/02R com decoração da Gulf, 4°. colocado em Le Mans, dono da clássica decoração em azul. A assinatura de Ayrton Senna foi recriada na traseira. Por sua vez, a unidade 825/7 (abaixo) reverencia o F1/07R, em azul com emblemas da Elf.


A última unidade do Senna, o GTR LM 825/5 (acima), faz homenagem ao F1/05R que terminou em 13º. A detalhada pintura mostra tempos de volta da pole position. Os exemplares comemorativos mantêm o motor V8 biturbo de 4,0 litros, mas com maior potência: 845 cv contra 825 cv do Senna GTR e 800 cv do Senna básico (o torque permanece de 81,6 m.kgf). Como referência, o Senna original tem velocidade máxima de 340 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e de 0 a 200 em 6,8 s.


Texto da equipe – Fotos: divulgação