Mazda lançava há 50 anos seu motor rotativo Wankel

 

Há 50 anos, em maio de 1967, a japonesa Mazda lançava seu primeiro carro com o motor rotativo desenvolvido por Felix Wankel. Se na época muitos grandes fabricantes seguiram em estudos dessa tecnologia, a Mazda foi a única a trazê-la a este século.

 

 

Então chamada de Toyo Kogyo Corporation, a empresa licenciou em 1961 da alemã NSU e da Wankel o projeto do motor, que usava rotores triangulares em vez de pistões. Seis anos mais tarde chegava ao mercado o Mazda Cosmo Sport 110S (em branco no centro das fotos), primeiro carro com motor de dois rotores (a NSU usava apenas um em seus modelos) e primeiro modelo esporte da marca.

Foram feitos apenas 1.176 desses carros, mas o Wankel ganhou numerosas aplicações posteriores, tanto em modelos familiares quanto em esportivos e até ônibus. O carro esporte RX-7, produzido de 1978 a 2002, foi o mais famoso deles. Com um rotativo de quatro rotores, o Mazda 787B (em laranja) venceu a prova francesa 24 Horas de Le Mans em 1991. No total a Mazda produziu 1,99 milhão de motores rotativos. Embora não o use atualmente, há rumores de que ele pode voltar ao mercado, como previsto em 2015 pelo conceito RX-Vision.

 

 

Cosmo Sport 110S

Texto da equipe – Fotos: divulgação