Maximus, a Jeep Gladiator V8 de 1.000 cv da Hennessey

 

Os “carros musculosos” surgiram em 1964, quando a Pontiac aplicou um grande motor V8 a uma carroceria compacta (para os padrões de lá) e criou o GTO. A ideia nunca mais foi esquecida pelos norte-americanos, que a cada lançamento abrem o capô para checar que tamanho de V8 poderia ser colocado no lugar do quatro-cilindros ou V6 original.

 

 

 

No caso da picape Jeep Gladiator, não havia impedimento dimensional para instalar o Hellcat V8 de 6,2 litros com compressor que move com ferocidade os Dodges Challenger e Charger. O transplante então foi feito pela renomada Hennessey Performance, que apresenta a Maximus 1000. Como o número indica, a potência original de 717 cv foi elevada a 1.036 cv (1.000 hp), com o torque saltando de 89,7 para nada menos que 136 m.kgf!

 

 

Como a ideia é desempenho fora de estrada, a super-Gladiator recebeu ainda elevação da suspensão em 16,5 cm, amortecedores King, eixos mais parrudos e pneus todo-terreno de 37 polegadas. Estribos laterais automáticos facilitam a “escalada” até o interior, com acabamento em couro vermelho e preto. Serão feitas apenas 24 unidades da Maximus 1000, cada uma ao preço de US$ 225.000, incluindo o carro original.

Texto da equipe – Fotos: divulgação