Lotus Elise S Cup R, esportivo pronto para as pistas

Lotus Elise S Cup R

 

O Lotus Elise ganha mais uma versão, dessa vez destinada ao uso em circuitos. O Elise S Cup R usa motor Toyota de 1,8 litro com compressor, de potência não anunciada, e câmbio manual de seis marchas com tração traseira. As alterações incluem defletor dianteiro, saias laterais, aerofólio e difusor de ar na traseira, teto rígido (o Elise original é um roadster) e vigia posterior em policarbonato. As rodas são de alumínio forjado, de 16 pol na frente (pneus 175/55) e 17 pol atrás (pneus 225/45), e a suspensão traz molas e amortecedores reguláveis.

 

 

No interior as mudanças deixaram o esportivo pronto para as pistas, com banco que pode receber apoio de cabeça e pescoço (HANS), cinto de seis pontos para o piloto, volante com remoção rápida e estrutura de proteção na cabine. Apesar do reforço, o peso de 924 kg é similar ao de um Elise de rua; ar-condicionado é opcional. O S Cup R pode participar de provas de qualquer Lotus Cup, o que abrange certames no Reino Unido, na Itália, na Europa em geral, nos EUA, no Japão, na Tailândia e na China, além da Lotus Ladies Cup, voltada às pilotos.

 

Texto: Fabrício Samahá – Foto: divulgação