
A Lotus anuncia a edição de despedida de dois dos carros esporte mais divertidos da atualidade: o Elise e o Exige. A Final Edition conclui as carreiras de 25 e 21 anos (na ordem) dos modelos com cinco opções: Elise Sport 240, Elise Cup 250, Exige Sport 390, Exige Sport 420 e Exige Cup 430.
No Elise a Final Edition traz novo painel digital, novo volante revestido em couro e camurça sintética e cores nostálgicas: o azul dos primeiros carros de produção em 1996, o preto da série de corridas Autobytel Lotus Elise Championship e o verde de corridas (Racing Green) do Elise do Automóvel de Frankfurt de 1995.

O Elise Sport 240 Final Edition (acima) ganha mais 23 cv, passando a 240 cv com torque de 25 m.kgf, para acelerar de 0 a 96 km/h em 4,1 segundos. Tem rodas forjadas e painéis opcionais de fibra de carbono, o que faz o peso cair de 922 kg para 898 kg. O Elise Cup 250 traz novos anexos aerodinâmicos, rodas forjadas, amortecedores Bilstein e barras estabilizadoras ajustáveis.

Na linha Exige, além dos itens internos do Elise, a série vem com pintura em branco do primeiro V6 e no laranja dos carros de imprensa de 2000. O Exige Sport 390 (acima) ganha 47 cv sobre o 350 de linha, com o motor V6 de 3,5 litros com compressor passando a 400 cv e 42,8 m.kgf, para 0-96 em 3,7 segundos.
O Exige Sport 420 (abaixo) tem 10 cv a mais que o 410 (chega a 420 cv e 43,6 m.kgf) e ambos ganham rodas forjadas, barras estabilizadoras e amortecedores ajustáveis. Por fim, o Exige Cup 430 oferece 430 cv e 45 m.kgf para apenas 1.110 kg, o que permite 0-96 em 3,2 segundos. A versão inclui painéis de fibra de carbono, suspensão ajustável, escapamento de titânio e controle de tração com seis modos.

O Lotus Evora também entrou em seu último ano de produção, mas uma edição de despedida será anunciada mais tarde. Quando a produção de Elise, Exige e Evora terminar, no fim deste ano, o total combinado será em torno de 55.000 carros, mais da metade da produção total da Lotus desde seu início em 1948.
Texto da equipe – Fotos: divulgação