Lotus “adiciona leveza” e Exige Sport faz 0-100 em 3,8 s

Lotus Exige Sport 350 01

 

Em um mundo de identidades de marcas cada dia mais diluídas, é sempre interessante ver um fabricante se manter fiel a suas tradições. “Adicione leveza”, respondia Colin Chapman, o fundador da Lotus, se perguntado como melhorar o desempenho e a estabilidade de um carro esporte. E foi o que mais uma vez a Lotus fez ao cupê Exige, que aparece na versão Sport 350 com peso reduzido a 1.125 kg (51 kg a menos que na versão S).

 

 

A dieta incluiu console central (com o mecanismo da alavanca de transmissão à mostra), tampa traseira, bateria, coxins do motor e até as tubulações de ar-condicionado (opcional). Se equipado com rodas forjadas e freios mais leves, o peso cai ainda mais para 1.115 kg. Com motor V6 de 3,5 litros (de origem Toyota) com compressor, potência de 345 cv e torque de 40,8 m.kgf, o Sport 350 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e alcança 274 km/h com caixa manual. Com a automática de seis marchas a arrancada é ainda mais rápida (3,8 s), mas a máxima cai para 261 km/h.

A suspensão do Exige ficou ainda mais firme. Opções internas passam por sistema de entretenimento, carpete e revestimento dos bancos em couro e camurça sintética ou, para os que gostam da tradição, um tecido xadrez que remete ao do Lotus Esprit S1 1976. Afinal, nada como manter o que o passado da marca teve de melhor.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação