O Lexus LS, sedã de topo da marca de luxo da Toyota, ganha nova geração no Salão de Detroit. Com certa ousadia de estilo, mas sem perder a elegância, o LS 500 adota uma versão alongada da nova plataforma de tração traseira do cupê LC e mede 5,24 metros de comprimento e 3,13 m entre eixos, próximo aos concorrentes BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S em versões longas. Com mais alumínio no monobloco, o carro está 200 kg mais leve que o anterior.
Entre as comodidades do interior estão 28 modos de ajuste e massagem nos bancos dianteiros, apoios laterais que se movem quando o carro é aberto para facilitar entrada e saída, bancos traseiros reclináveis, sistema de áudio Mark Levinson com tela de 12,3 pol e projeção de informações no para-brisa com mostrador de 24 pol (quando falta para termos uma TV virtual diante dos olhos?).
Pela primeira vez desde o LS 400 de 1990 não haverá opção de motor V8, ao menos por enquanto: o LS 500 usa um V6 biturbo de 3,5 litros com 415 cv e torque de 61,2 m.kgf, apto a 0-100 km/h em redor de 4,5 segundos. A caixa automática de 10 marchas é inédita no segmento. Os recursos de segurança abrangem o primeiro sistema de detecção de pedestre que esterça o volante, dentro de sua faixa de rolamento, para tentar evitar um atropelamento. Há ainda rodas traseiras esterçantes e barras estabilizadoras ativas, que atuam mais quando necessário.
Texto da equipe – Fotos: divulgação