Launch Edition marca chegada do Alfa Romeo 4C

Launch Edition marca chegada do Alfa Romeo 4C

 

A versão definitiva do carro esporte 4C é a principal atração da Alfa Romeo em Genebra. O modelo de dois lugares, que traz à produção o estilo do carro-conceito de 2011, foi inspirado nas linhas sedutoras do 8C Competizione. Com motor central-traseiro, tração posterior e monobloco de fibra de carbono (as estruturas dianteira e traseira são de alumínio), o 4C tem peso muito baixo para os padrões de hoje, 895 kg, e ótima relação peso-potência de 3,7 kg/cv.

 

 

Assim, embora tenha menos potência que um Audi TT-S (272 cv), o 4C pode acelerar quase tão rápido quanto o TT-RS de 340 cv: de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, ante 4,3 s do Audi, ambos com máxima limitada a 250 km/h. A aerodinâmica foi estudada para obter sustentação negativa. A Alfa declara ainda que o 4C mede 4 metros de comprimento, 2 m de largura (proporções essas bastante incomuns), apenas 1,18 m de altura e menos de 2,40 m de entre-eixos.

O motor turbo de 1,75 litro com injeção direta desenvolve potência de 240 cv e torque de 35,7 m.kgf. O câmbio TCT, automatizado de dupla embreagem, inclui assistente para largada rápida e comandos no volante para mudanças manuais. O sistema DNA de ajuste de configurações do carro (como no Fiat Punto TJet brasileiro) ganhou um quarto modo de uso, o Race, para rodagem em circuito, sem atuação dos controles de tração e de estabilidade. A luz dos instrumentos varia conforme o modo selecionado no DNA: amarela para Race, vermelha para Dynamic, cinza para Natural e azul para All Weather, que se aplica à condução em pisos de baixa aderência.

A série Launch Edition, ou edição de lançamento, tem 100 unidades nas cores branca e vermelha, com numeração no interior, apliques externos de fibra de carbono e revestimentos em couro, tecido e camurça sintética. Os compradores ganham o direito a um evento na Itália e a um curso de pilotagem. O pequeno italiano será produzido na fábrica da Maserati, em Modena. Para 2014 a Alfa promete uma versão de competição, a Racing, e sua equivalente para uso em rua, a Stradale, com 270 cv, assim como um conversível.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação