Latin NCap rebaixa Hyundai HB20 de 4 estrelas para uma


O Hyundai HB20 caiu de quatro para apenas uma estrela em segurança, após teste de auditoria realizado pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCap). No novo teste, que substitui aquele feito em 2019 de forma patrocinada pela Hyundai, o HB20 em versão básica (apenas com bolsas infláveis frontais) ofereceu menor proteção no tórax do ocupante adulto do que no teste original, ultrapassando por pouco os limites biomecânicos máximos permitidos para o corpo no teste de impacto lateral.


No teste de 2019 o HB20 obteve quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto. A classificação para a segurança de ocupante infantil permanece em três estrelas. A grande queda da nota ocorre pela regra do instituto, que limita o resultado a no máximo uma estrela se for registrada uma área crítica do corpo com cor vermelha no teste.


O Latin NCap esclarece que não encontrou diferença na construção entre os veículos de cada teste, mas no desempenho: “A deformação da estrutura parece a mesma, com deformação interna semelhante e pontos de impacto similares no dummy [boneco usado no teste]. Notamos uma desaceleração diferente sob as mesmas condições de teste e um comportamento ligeiramente diferente no painel interno das portas durante a colisão. Os sistemas de segurança não devem mostrar essas variações de um teste para outro”.


O órgão perguntou à Hyundai se eles poderiam explicar as diferenças de desempenho, mas o fabricante não respondeu até a divulgação dos dados. Assista ao vídeo do teste de colisão do HB20 abaixo.

O Latin NCap anunciará os primeiros resultados de 2020 e os novos protocolos de avaliação no fim de outubro.

Texto da equipe – Fotos e vídeo: divulgação