Land Rover Discovery perde peso e ganha comodidade

 

A Land Rover apresenta a quarta geração do Discovery (seria a quinta se consideradas em separado as versões 3 e 4), que marca uma importante evolução técnica e de estilo do utilitário esporte de sete lugares, lançado em 1989. Com a estrutura monobloco feita em alumínio, como nos modelos grandes da Range Rover, o peso foi reduzido em até 480 kg. O desenho foi bastante modernizado, seguindo o tema iniciado pelo Evoque e agora presente em toda a linha da marca, mas preserva elementos que o identificam como um Discovery.

Conveniências estão por toda parte do grande SUV de 4,97 metros de comprimento e 2,92 m entre eixos. Entre elas, os bancos da segunda e da terceira filas podem ser ajustados por meio da tela central do painel (de 10 pol) ou mesmo do telefone celular. Há 14 alto-falantes no sistema de áudio Meridian, nove tomadas USB e roteamento de internet para até oito dispositivos. A suspensão pneumática abaixa o carro em até 40 mm quando as portas são abertas para facilitar entrada e saída. As rodas variam de 19 a 21 pol.

 

 

 

Para facilitar atividades aquáticas sem risco de perda ou dano da chave eletrônica, esta pode ser deixada no interior: o usuário então carrega sua Activity Key à prova d’água, que desabilita a chave original até que ele retorne. Outros recursos são seletor de modos Terrain Response, teto solar panorâmico, faróis de leds, telas de vídeo para os passageiros, assistentes de estacionamento e de facho dos faróis, monitor de profundidade para rodagem na água, frenagem automática em caso de risco de colisão, conjunto de câmeras ao redor, controlador de distância à frente e alertas para saída da faixa e para limite de velocidade.

Estão previstos três motores: V6 a gasolina com 340 cv e 45,9 m.kgf, quatro-cilindros turbodiesel com 240 cv e 51 m.kgf e V6 turbodiesel com 258 cv e 61,2 m.kgf, todos com caixa automática de oito marchas e tração integral. Com o mais potente o grandalhão acelera de 0 a 96 km/h em 6,9 segundos. Ao lado das versões S, SE, HSE e HSE Luxury, a edição inicial First Edition terá produção limitada (600 unidades no Reino Unido, por exemplo), rodas de 22 pol, motor V6 turbodiesel e detalhes próprios de acabamento.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação