Lamborghini Aventador S, 740 cv, esterça as quatro

 

É apenas uma letra (S) acrescentada ao nome do Lamborghini Aventador, mas o supercarro de motor V12 passa por extensas alterações na linha 2017. Não, o grande “Lambo” não ganhou turbo: permanece com aspiração natural para os 6,5 litros, mas a potência cresce de 700 para 740 cv, mantendo o torque de 70,4 m.kgf, com alterações nos variadores de válvulas e de coletor de admissão e no escapamento. A rotação máxima sobe para 8.500 rpm.

 

 

Com o mesmo peso do anterior (1.575 kg a seco), o Aventador S acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e alcança máxima de 350 km/h. Agora há esterçamento das rodas traseiras, inédito na marca, tanto para aumentar a estabilidade em alta (rodas voltadas à mesma direção) quanto para reduzir o diâmetro de giro em baixa velocidade (rodas em direções opostas). Outros itens revistos são tração integral, controle magneto-reológico dos amortecedores, controle eletrônico de estabilidade, pneus e o seletor de modos de condução, que ganha o modo Ego para configurações em separado dos vários parâmetros.

O visual foi renovado nos para-choques, defletores e para-lamas traseiros. O reestudo aerodinâmico aumentou em 130% a sustentação negativa, enquanto o aerofólio traseiro com três posições teve a resistência ao ar bastante reduzida no modo mais favorável a velocidade. Por dentro, o Aventador traz nova tela configurável para os instrumentos e Car Play no sistema de áudio.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação