A Kia apresenta em Detroit o Stinger, certamente o carro mais atraente de sua história para os aficionados por direção esportiva. Derivado do conceito GT de 2011, esse sedã de quatro portas e cinco lugares combina desenho ousado e imponente, tração traseira e alto desempenho. A marca sul-coreana posiciona-o diante de BMW Série 3 e Série 4 Gran Coupe, Audi A5 Sportback e Lexus IS, mas dimensões como o entre-eixos de 2,90 metros superam até mesmo o Mercedes CLS. O comprimento é de 4,83 m.
Nos Estados Unidos o Stinger oferece motor turbo de 2,0 litros, com 255 cv e torque de 36 m.kgf, e V6 biturbo de 3,3 litros com 365 cv e 50,4 m.kgf. Ambos vêm com caixa automática de oito marchas e há opção de tração integral. Com o V6 ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e chega a 270 km/h. Um turbodiesel será acrescentado para o mercado europeu.
O Stinger faz a estreia na Kia de controle eletrônico de amortecimento, além de ter sido testado no circuito alemão de Nürburgring para acerto de chassi. Recursos incluem controlador de distância adiante, monitor frontal com detector de pedestre, assistente para manter a faixa de rolamento, sistema de áudio Harman/Kardon de 720 watts, mostradores de tempo de volta e aceleração (força g), seletor de modos de condução, freios Brembo no V6 e rodas de até 19 pol.
Texto da equipe – Fotos: divulgação